terça-feira, 28 de abril de 2009

Piso salarial dos professores

Principal Campanha Salarial 2009
campanha 2009
O Piso é lei. Faça Valer.
Escrito por Assessoria de Imprensa
Qua, 22 de Abril de 2009 10:51
Nesta semana teremos duas boas oportunidades de vivenciarmos nossa campanha Salarial educacional 2009. A primeira, é a realização das Conferências Escolares, oportunidade de discussão na escola sobre a construção das políticas públicas educacionais. Esperamos que as sínteses sejam entregues ao sindicato para serem levadas como subsídio às Conferências Municipais. Disponibilizamos 5 cartilhas por escola. Caso não tenha recebido entre em contato com sua Regional ou sede do Sintepe.
A segunda, é a participação na Greve Geral Nacional, dia 24 de abril, pela aplicação integral do Piso Salarial. Em Recife, às 10h, faremos uma atividade no Plenário da Assembleia Legislativa, para levantarmos onde a lei está sendo aplicada, na perspectiva de criarmos uma frente parlamentar que acompanhará o processo de implantação do piso salarial nacional em Pernambuco.
No ato ocorrido no dia 15 de abril, ficou acertado uma reunião para a próxima quarta-feira com o governo para debater a proposta sobre as eleições diretas nas escolas.
E por último, no próximo dia 23 de abril, no Teatro de Santa Isabel, com início às 19h, o Sintepe homenageia a cultura pernambucana através do lançamento da Coletânea Poética do 1° Concurso de Poesia Solano Trindade. Os ingressos devem ser retirados no Sintepe.
Última atualização ( Qua, 22 de Abril de 2009 11:13 )

Ato dia 15 de abril foi positivo
Escrito por Zélito Passavante
Qui, 16 de Abril de 2009 14:58

Os trabalhadores em educação, concentrados em frente ao prédio da secretaria de educação, demonstraram a indignação da categoria com as medidas autoritárias que estão sendo adotadas na maioria das escolas e que desrespeitam os direitos assegurados nos Estatutos do Magistério e dos Funcionários Públicos.
O direito à licença prêmio, a licença para tratamento de saúde, a participação em atividades promovidas pelo Sintepe e até mesmo a participação em capacitações e outras atividades formativas estão sendo interpretados de modo diverso daquele previsto na legislação.
Durante o Ato houve a queima simbólica dos diários de classe, que além do atraso no envio, tem resultado em sobrecarga de trabalho para os profissionais da educação em função do excesso de informações solicitadas e da carência de assistentes administrativos nas escolas estaduais.
Última atualização ( Qui, 16 de Abril de 2009 15:37 )
Leia mais...

Qualidade versus Quantidade
Escrito por Assessoria de Imprensa
Ter, 14 de Abril de 2009 09:22
A nossa Campanha Salarial Educacional tem a qualidade como pedra de toque para mudar a realidade de Pernambuco. É um tema recorrente, é verd­ade, na história da educação brasileira.
Nos anos 90, a qualidade era vista como mera busca pela eficiência, poucos recursos e muitas metas. Se voltarmos um pouco mais no tempo, no período da ditadura militar, o padrão “serviços pobres para os pobres” foi a tônica daquela época.
Nesses últimos anos, esses temas se entrelaçam. O Sintepe, em todas as suas campanhas, tem lutado por uma qualidade de outro tipo: a “Qualidade Social”. Porque não haverá qualidade social se apenas 10% dos alunos tiverem escola integral e os outros 90% ficarem com a metade do tempo para estudar. Quando uma pequena minoria de professores recebe uma gratificação de 199% do salário e o Estado cobra a mesma “eficiência” para todos.
Esse debate exige uma decisão política, que apesar da crise, deve ser a de ampliar as verbas para a educação. Ou tomamos essa ousada decisão, ou os jovens pernambucanos continuarão sem conseguir acesso ao emprego que hoje o desenvolvimento de Pernambuco tanto clama.
O Sintepe já se posicionou: quer uma escola de qualidade social para todos, onde jovens possam adquirir conhecimento e se tornar cidadãos do mundo. E isso significa, seguramente, ter profissionais da educação dotados de condições econômicas e de trabalho capazes de contribuir com um futuro promissor para os pernambucanos e para o Brasil.
Última atualização ( Ter, 14 de Abril de 2009 09:28 )

Ato público em defesa da gestão democrática
Escrito por Zélito Passavante
Seg, 13 de Abril de 2009 11:15
Aprovamos na última assembleia a realização de ato público, dia 15 de abril, às 9h, em frente a Secretaria de Educação para denunciar as atitudes arbitrárias cometidas por diretores de escola, que dizem ter recebido orientações das GREs e da secretaria executiva de gestão de rede. O protesto será contra o formato do diário de classe que prioriza a burocracia gerencial em detrimento do pedagógico; Em defesa da efetiva participação da comunidade escolar na elaboração das políticas educacionais que deverão ser aplicadas na rede e o fim da intervenção do setor privado na elaboração e execução das políticas educacionais.
Para garantir o direito do estudante de aprender, é fundamental aplicar a metodologia da construção coletiva. Neste sentido, lutamos pelo fortalecimento do conselho escolar, pela organização dos estudantes e dos pais e mães, através das suas entidades representativas, e pela democratização do sistema de ensino.
Queremos a participação de toda comunidade escolar na construção de uma educação de qualidade social.
Não aceitamos que gestores que atuam nas escolas, GREs e na SEE, tentem impedir a participação dos trabalhadores nas atividades sindicais, que desrespeitem os direitos conquistados pela categoria, que imponham instrumentos de avaliação fora da realidade da comunidade escolar.
Não aceitamos o autoritarismo que se instalou na maioria dos locais de trabalho sob a batuta da secretaria executiva de gestão de rede.
Todos/as devem participar do ato público que ocorrerá , no dia 15, em frente à secretaria de educação e os núcleos regionais devem realizar atos em frente às GREs.
Última atualização ( Seg, 13 de Abril de 2009 11:29 )



Em assembleia da categoria realizada no dia 20 de março de 2009, às 14 horas, no Teatro Guararapes – Centro de Convenções a categoria aprovou a Pauta de Reivindicação da Campanha Salarial Educacional 2009. Iniciamos os trabalhos no dia 02 de março, com o Dia Estadual de Construção da Pauta de Reivindicação nos locais de trabalho. Na semana de 09 a 13 do mês em curso, realizamos as Plenárias Setoriais e Regionais, para sistematizar as propostas levantadas nos referidos locais. Debatemos a mesma no Conselho Estadual de Representantes do SINTEPE e aprovamos na Assembléia Geral da categoria.
Este processo de construção permitiu identificar as demandas dos profissionais da educação por local de trabalho, bem como, as questões gerais que afetam diretamente o desempenho profissional da categoria.
Para avançarmos no direito do estudante de aprender, nas condições adequadas de trabalho, na valorização dos profissionais da educação e na qualidade social da escola pública, entendemos que é de fundamental importância que o governo do estado atenda na íntegra a Pauta de Reivindicações.
Última atualização ( Qui, 26 de Março de 2009 10:45 )
Leia mais...






Rua General Semeão, 39 - Santo Amaro - Recife - Pernambuco
Fone:+55 (081) 2127.8876 - 21278866
[x] close

Nenhum comentário:

Postar um comentário