Materiais utilizados:
folhas de repolho roxo, uma tigela, liquidificador, água, filtro de papel (usado para filtrar café), vinagre, detergente, sabão em pó, copos descartáveis.
Procedimentos:
- Separe e lave algumas folhas de repolho roxo.
- Adicione um pouco de água no liquidificador.
- Coloque as folhas de repolho roxo no liquidificador e lique-o. Aguarde até que se forme uma pasta roxa, de aparência uniforme.
- Após uma total trituração das folhas de repolho, separe o líquido formado em uma tigela de abertura razoável.
- Abra um filtro de papel, colocando-o dentro do líquido roxo.
- Após aguardar pelo menos 30 minutos, retire o papel e coloque-o para secar em um varal de roupas, para que uma pequena parte de papel fique em contato com outra superfície.
- Após o papel filtro secar, ele estará com uma aparência roxa. Sendo assim, recorte o papel em tiras finas e está pronto o seu papel indicador.
- Para verificar como o papel indicador funciona, ou seja, qual a sua aparência em meio básico e a sua aparência em meio ácido, realize os procedimentos abaixo.
- Coloque um pouco de água em dois copos descartáveis.
- Adicione sabão em pó em um dos copos e agite a solução.
- Em outro copo, adicione detergente e agite a solução.
- No terceiro copo, adicione vinagre.
- Com 3 tiras de papel indicador, teste as soluções de cada copo, e verifique a coloração do papel.
A partir desta experiência será possível verificar quais as colorações que o papel assumirá no caso em que ele for colocado em meio ácido ou meio básico e também meio neutro. Você poderá utilizar o papel para verificar outras substãncias ácidas (como o vinagre, o suco de limão, abacaxi, etc), subtãncias básicas (sabão em pó, material de limpeza, etc) e substâncias neutras (detergentes - na sua maioria são neutros, água pura, etc).
Lembre-se de guardar a coloração que o papel tomará para o meio ácido, meio básico e também para o meio neutro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário